Algumas coisas não podem ser transportadas em bagagens de mão, como armas e munição
Algumas coisas não podem ser transportadas em bagagens de mão, como armas e muniçãoFoto: Divulgação/ Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) e a Infraero fizeram um alerta, na manhã desta segunda-feira (17), sobre o que se pode ou não carregar nas bagagens de mão durante viagens de avião. Dependendo do objeto levado na mala, o passageiro corre o risco de ter os objetos retidos ou até mesmo ser preso pela Polícia Federal.

A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) proíbe o transporte nas bagagens de mãos de materiais como facas, martelos, estiletes, canivetes, tesouras, furadeiras, fogos de artifício, armas de fogo e simulacros, munições, arcos e flechas, estilingues, dispositivos de choques, gases químicos neutralizantes, produtos tóxicos e bebidas com lacres violados ou sem rótulo que especifique a substância.

No caso de objetos como facas, martelos, tesoura, entre outros, apesar de o passageiro não ser preso, o material é retido e em seguida destruído pela Infraero. Segundo a Policia Federal, a recuperação do objeto apreendido é muito complicada, devido ao procedimento de destruição.

Já no caso de arma de fogo e munições não autorizadas, o passageiro pode ser preso em flagrante. Munições e armas de calibre precisam ter autorização legal para serem transportadas e os detentores,  sempre que forem embarcar, devem antes buscar a Delegacia de Imigração da Polícia Federal para que sejam feitos os procedimentos legais.

Para transportar objetos considerados perigosos pela Anac, é preciso despachar junto com a bagagem de porão, ou seja, na mala do avião, e levar na bagagem de mão apenas o necessário. 

No último sábado (8), um senhor de 67 anos foi detido pela PF por tentar transportar munição na bagagem de mão enquanto tentava viajar de para São Paulo. Segundo o depoimento dele, as balas, oito munições de 9mm de calibre restrito, e uma munição de calibre 32, foram dadas para ele por um cozinheiro, que era policial militar, durante uma pescaria em Mato Grosso.

Ainda segundo o depoimento, o homem é aposentado, trabalha na Companhia Energética de Goiás (Celg) e  tinha viajado de férias com sua família para Maragogi, Alagoas. Ele foi autuado em flagrante e responde em liberdade, mas pode pegar até seis anos de prisão.

 Viagens Internacionais

Em voos internacionais, as restrições ao que pode e o que não pode ser levado na bagagem de mão são um pouco diferentes. Segundo o site da Infraero, nesse tipo de viagem também é proibido o transporte de objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras de unha etc, que devem ser despachados na mala. Porém, o transporte de líquidos possuem outras normas, conforme a orientação da Infraero:

• Líquidos, géis e pastas devem ser conduzidos em uma embalagem plástica transparente de até 1 litro (aproximadamente 20cm x 20cm), apresentados na inspeção por raios X separadamente da bagagem. Cada recipiente não pode exceder o volume de 100ml. Líquidos em frascos acima de 100ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios.

• Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo. Essa medida não garante a aceitação da embalagem selada por outros países. No caso de conexão, consulte a empresa aérea sobre a possibilidade de retenção do seu produto por autoridades estrangeiras.

• Medicamentos somente com prescrição médica e apresentação da receita no momento da inspeção por raios x

• Alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.), apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo, incluindo eventuais escalas, e apresentados na inspeção por raio X preventiva de segurança a bordo.

Algumas coisas não podem ser transportadas em bagagens de mão, como armas e munição
Algumas coisas não podem ser transportadas em bagagens de mão, como armas e muniçãoFoto: Divulgação/ Polícia Federal
Algumas coisas não podem ser transportadas em bagagens de mão, como armas e munição
Algumas coisas não podem ser transportadas em bagagens de mão, como armas e muniçãoFoto: Divulgação/ Polícia Federal

veja também

comentários

comece o dia bem informado: